O primeiro The Legend of Zelda foi lançado originalmente para o Famicom Disc System (um acessório que permite ao Famicon ler disquetes) em 1986 e só por volta do ano seguinte foi lançado nos EUA para o NES utilizando o cartucho como mídia de armazenamento. Quando esse jogo chegou aos EUA no verão de 1987, ele mudou a forma de como as pessoas olhavam para os vídeo-games. Foi algo muito muito inovador para a época, pois esse foi o primeiro RPG a sair oficialmente do Japão e muitos não conheciam esse tipo de gênero, e jogos de tiro e aventura com visão na lateral, eram bem mais comuns nesse tempo.
Junto com a fita vinha um guia de ajuda em forma de poster que incluía um mapa parcial do mundo principal, descrição dos inimigos, algumas dicas e o mapa das seis primeiras dugeons (levels). Algo interessante também, é que nessa época a Nintendo havia proibido as revistas de publicarem detonados e dicas por um tempo, tornando esse um jogo difícil de se finalizar na raça... quer dizer, sem ajuda nenhuma!
Em 2003, esse jogo foi relançado junto com o The Legend of Zelda: Collector's Edition que é uma coletânea de jogos da série Zelda que foi distribuído como disco bônus para os compradores da pré-venda do The Legend of Zelda: The Wind Waker para o Game Cube. E em 2004 a Nintendo relançou o jogo para o Game Boy Advance, com várias correções de tradução no jogo e no manual.
Comentários